Biblioteca Ministro Ulysses Rodrigues

 

A missão de construir uma Instituição de Ensino coerente com os novos paradigmas da educação depende, sobretudo, da conjugação de esforços e submete-se, necessariamente, a uma vontade geral e coletiva, refletindo a assunção de um compromisso com a produção intelectual de modo sistemático. Só assim estará completo o papel da educação na sociedade.

A Biblioteca Ministro Ulysses Rodrigues, comprometida com o desenvolvimento de todos, utiliza seu valor maior, o conjunto da comunidade acadêmica, para atingir seus objetivos, os quais estão voltados única e exclusivamente para formar profissionais competentes.

A Biblioteca Ministro Ulysses Rodrigues nasceu juntamente com a Instituição, em 1963, com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos e professores que dela necessitarem. Tem como principal objetivo servir de apoio às atividades de investigação, oferecer suporte informacional aos programas de ensino, iniciação científica e extensão e atender às necessidades culturais do grupo docente e discente do IESA e a toda comunidade.

É de acesso livre aos usuários, utilizando Sistema Antifurto, com guarda-volumes. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 22h30min.

Apresentação

A Biblioteca Ministro Ulysses Rodrigues, do IESA, nasceu juntamente com a Instituição, em 1963, com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos e professores que dela necessitarem. Tem como principal objetivo servir de apoio às atividades de investigação, oferecer suporte informacional aos programas de ensino, iniciação científica e extensão e atender às necessidades culturais do grupo docente e discente do IESA e a toda comunidade.

O processamento técnico é feito com base na CDU – Classificação Decimal Universal, e a catalogação AACR2 – Anglo-American Cataloguing Rules 2nd Edition.

A disposição do acervo é feita em prateleiras metálicas, dupla-face, com altura de 2,15 metros, com espaço suficiente para circulação dos alunos, manuseio das obras e escolha das que pretende consultar ou levar por empréstimo domiciliar.

O controle de livros é feito através do código de barras existentes nos mesmos, catalogação ISBN, utilizando-se de leitor ótico (scanner).

A organização administrativa interna da Biblioteca reflete e integra os vários recursos materiais, humanos, financeiros e técnicos e coordena eficientemente, de modo a cumprir seus objetivos.

As instalações são atrativas e projetadas de modo a promover o uso da Biblioteca de forma eficiente e eficaz. Além do lay-out, neste plano foram considerados aspectos referentes à iluminação, ao piso e a climatização do espaço destinado à Biblioteca.

Espaço Físico

A Biblioteca conta com 995 m2 de área total, sendo disponibilizados 515 m2 para o acervo de livros, periódicos e multimeios, em adequadas condições de armazenagem e preservação, mais a área de administração da própria biblioteca, estando localizados no térreo do prédio 3. Os restantes 480 m2 em espaço comum, reservado para leitura em estudo em grupo e individual, estão localizados no segundo andar do prédio 3, estando ligados à área do acervo por escadas e elevador.

No 1º pavimento encontra-se a sala para o acervo, gabinete de serviços para bibliotecário e auxiliares, balcão para atendimento e mesas com terminais de computador para auto-atendimento dos alunos referente aos serviços de Internet, CD-ROM, Terminais de Consulta ao acervo bibliográfico e outros recursos de natureza informatizada. Além de sanitários com 35 m².

Enquanto que no 2º pavimento encontram-se as salas de estudos, divididas em 26 salas para estudo individual, 8 salas para trabalhos em grupo e sala para leitura coletiva. Também estão localizados no 2º pavimento: sala de pesquisa, sala multimídia e sanitários (masculino e feminino).

Para uma melhor compreensão da distribuição da Biblioteca, a seguir, encontra-se um quadro com o detalhamento dos ambientes que compõe a Biblioteca.

Ambiente Área(m2)
Administração do Acervo 7,9
Sala de Obras Raras 7,3
Armazenamento do Acervo 499,8
Sala de Estudo em Grupo 238,0
Leitura Individual 116,0
Sala de pesquisa 26,0
Sala Multimídia 100,0
Total 995,0

 

Acervo Geral

O acervo bibliográfico do IESA é composto atualmente por 36.346 exemplares de livros; 14.367 periódicos correntes; 963 CD/DVD; 418 fitas de vídeo e 24 assinaturas eletrônicas, conforme demonstrado no quadro abaixo, por área do conhecimento:

Área de conhecimento Quantidades (1)
Livros Periódicos CD/DVD Vídeos
Títulos Exemplares
Ciências Exatas e da Terra 194 733 21 21 3
Ciências Biológicas 156 737 3 48 -
Engenharias 12 13 2 - -
Ciências da Saúde 436 2239 545 69 -
Ciências Agrárias 156 357 8 8 23
Ciências Agrárias 12.951 28.593 9.057 615 392
Ciências Humanas 642 1660 4.108 179 -
Linguística, Letras e Artes 1.163 2.014 623 23 -
Total 15.710 36.346 14.367 963 418

(1) Dados de abril de 2014.

Regulamento e Regras de Uso

Consulta ao Acervo

Biblioteca Virtual Pearson

Manual de Acesso

Equipe

 

NOME ATIVIDADE
Adriano Dias de Souza Bibliotecário
Francieli E. Silva Responsável Administrativa
Ana Isabel dos Anjos da Silva Auxiliar
Doroti Esteice Bueno Scheffer Auxiliar
Lisandra Strapazon Auxiliar

 

*Dados de julho de 2016.

Reserva/Renovação

Periódicos Online

Serviços

Atendimento a deficientes visuais/PNE:

A Biblioteca oferece serviço de Tecnologia Assistida voltada aos usuários com deficiência visual.

 

Comutação Bibliográfica:

O COMUT permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. O usuário que necessitar do serviço poderá solicitá-lo mediante pagamento.

Entre os documentos acessíveis encontram-se:

– periódicos técnico-científicos;

– teses e dissertações;

– anais de congressos nacionais e internacionais;

– relatórios técnicos;

– partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

Para acessar o COMUT o usuário deverá encaminhar um e-mail para: biblioteca@iesanet.com.br e informar a referência completa do documento.

 

Bibliotur:

No início de cada semestre letivo, cada curso organiza uma visita guiada à Biblioteca aos ingressantes com vistas à apresentar o espaço e os recursos de pesquisa e os serviços prestados pela Biblioteca.

Revistas Eletrônicas Faculdade CNEC Santo Ângelo