CIPA

Um dos grandes desafios da atualidade é a melhoria do ambiente de trabalho e, em conseqüência disso, a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e do público em geral.

No Brasil e em outros países em desenvolvimento, as estatísticas demonstram altos índices de acidentes e doenças ocupacionais, não compatíveis com o progresso e a tecnologia disponíveis no mundo globalizado de hoje, o que reforça e necessidade de ações preventivas para reversão deste quadro.

Em nosso país, a situação está melhorando graças a programas e atividades preventivas como a portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho que, em sua norma regulamentadora Nº 5 NR-5, normaliza a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, a mais importante ação preventiva direcionada ao trabalhador e, em conseqüência, extensiva aos lares brasileiros.

A CIPA tem um papel importante no processo da qualidade total, pois é um instrumento de ligação com a direção da empresa e os empregados, estes muitas vezes trabalham em condições insalubres que lhes causam estresse, fadiga, doenças profissionais e até acidentes de trabalho, como conseqüência, diminuição do rendimento, o que prejudica a produtividade e a qualidade dos serviços.

A melhoria da qualidade de vida nos lares e postos de trabalho é uma responsabilidade legal e moral de toda a sociedade.

Gestão 2015/2016

  • Presidente: Lisete Colpo
  • Vice-presidente: Romeo Konzen
  • Secretário: Rodrigo Canabarro
  • Vice-Secretário: Sidney Rocha Antunes
  • Membros: Milton Melgarejo de Vargas, Alexandre Novicki, Romulo Menezes, Romeo Konzen.
cipa



Má Postura

Posições inadequadas causam dores e lesões que podem diminuir a sua concentração e a oxigenação muscular gerando desconforto geral para o corpo. Um exemplo são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), muito frequentes nos punhos, costas, pernas, ombros, pescoço, músculos e articulações. Além de bastante dolorosas, elas podem impedir você de trabalhar normalmente. Então, acomode-se bem e não esqueça!

Jamais ignore os sintomas da má postura. Cansaço visual, desconforto, fadiga, dor de cabeça ou nos ombros são os alertas mais freqüentes e considere alguns cuidados e maneiras corretas de usar o computador e de sentar-se - veja foto acima.