CNEC/IESA esteve presente no Brique da Praça deste domingo

Informações sobre o combate ao câncer bucal e divulgação do Vestibular de Inverno foram as atividades realizadas

12.06 - CNEC IESA esteve presente no Brique da Praça deste domingo

 

No domingo, 11 de junho, os acadêmicos do curso de Odontologia da CNEC/IESA, juntamente com os professores e colaboradores da Instituição, estiveram participando do Brique da Praça. Na ocasião, os acadêmicos de Odontologia levaram informações importantes ao público que esteve na Praça Leônidas Ribas sobre o combate ao câncer bucal, desde as formas de prevenção até o tratamento adequado, além da realização de exames bucais gratuitos a população Santo-angelense.

Além disso, professores e colaboradores da Instituição aproveitaram para divulgar o Vestibular de Inverno do IESA, levando informações em relação ao processo seletivo, bem como detalhes dos cursos oferecidos.

VESTIBULAR DE INVERNO

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, no site www.cnecsan.cnec.br, no valor de R$ 30,00. Nesta edição, serão oferecidas 375 vagas para oito cursos de graduação. Além dos já tradicionais cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia e Pedagogia, foram disponibilizadas vagas para os novos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. Neste processo seletivo, 20% das vagas são reservadas para o ENEM.

A prova está agendada para o dia 02 de julho, domingo, das 13h30 às 17h30, e será realizada no IESA, em Santo Ângelo. A prova será uma redação com tema da atualidade. O listão será divulgado nos murais do IESA e no site www.cnecsan.cnec.br, até o dia 04 de julho, em relação nominal. Já as matrículas deverão ser feitas nos dias 05, 06 e 07 de julho.

 

12.06 - CNEC IESA esteve presente no Brique da Praça deste domingo 2

 

MAIO VERMELHO

O mês de maio é conhecido como Maio Vermelho, devido as atividade de prevenção e combate ao câncer bucal. O dia 31 de maio também é destinado a ações mundiais de combate ao fumo, um dos principais agentes relacionados à causa do câncer bucal. Considerando essas informações, foi estabelecida uma parceria entre o CRO - Santo Ângelo, ABO Missioneira, curso de Odontologia da CNEC/IESA e Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, para a realização da 1ª Campanha de Prevenção do Câncer Bucal.

A campanha consiste na realização de exames bucais gratuitos a população em geral, e ocorrendo a observação de lesões potencialmente malignas, será realizado o devido encaminhamento para confirmação do diagnóstico e tratamento.

CÂNCER BUCAL

O câncer bucal está diretamente relacionado com alguns hábitos que aparentemente são inofensivos, mas que ao longo dos anos promovem alterações celulares capazes de gerar um câncer. Um dos principais fatores associados ao câncer bucal é o fumo. O hábito de fumar agride diretamente as células da mucosa bucal, promovendo danos no DNA celular, o que pode desencadear a transformação maligna da célula e consequentemente o câncer.

A associação do hábito de fumar com o uso contínuo do álcool, eleva ainda mais o risco de se desenvolver um câncer. O fumo possui inúmeras substâncias tóxicas que possuem um potencial carcinogênico comprovado. Quem fuma também apresenta um risco aumentado de desenvolver canceres em outras regiões do corpo como na orofaringe, laringe, esôfago, pulmão, bexiga, pâncreas, entre outros. Pessoas que convivem com fumantes também apresentam risco de desenvolver câncer devido ao consumo passivo da fumaça.

Ainda existem outros fatores relacionados com o câncer bucal, como a má higiene oral, inflamações crônicas na mucosa bucal, agentes biológicos como o HPV, a exposição à radiação ultravioleta sem a devida proteção, sendo este último, mais relacionado com o câncer de lábio inferior.

Dentro da boca os principais sítios de acometimento do câncer são a língua e o assoalho bucal. Lesões esbranquiçadas, avermelhadas, e principalmente feridas, indolores e que não cicatrizam e desaparecem em duas semanas, devem ser avaliadas por um cirurgião-dentista, e se necessário submetidas a biopsia e posterior análise histopatológica, para fins de diagnóstico.

Lembre-se você é o maior provedor de sua saúde! Cuide-se! Previna-se! Participe da Campanha!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *